Você gosta de cuidar do seu carro?
Você quer aumentar a segurança e a vida útil do seu carro?
Então vão algumas dicas:
- Use a marca de óleo de sua preferência, mas siga as especificações do fabricante, por exemplo, um Honda Fit 2012 prevê em seu manual que o óleo é 10w30 e a capacidade é de 3,6 litros trocando o filtro e 3,4 litros sem trocar o filtro. O que acontece é que normalmente no posto de troca eles arredondam para 4 litros e assim colocam óleo a mais do especificado. Já tive carros de várias marcas e um problema recorrente era que com o tempo de uso começava a ficar úmido de óleo próximo à tampa de válvulas. Então descobri que o óleo trabalha com uma certa pressão para ser distribuído do cárter para o motor e o excesso de óleo aumenta esta pressão podendo causar vazamentos. Hoje eu acompanho a troca e peço que eles coloquem a quantidade exata constante do manual e guardo o restante para a próxima troca, caso eu não verifique a necessidade de completar o nível, pois o veículo acaba "consumindo" um pouco de óleo antes da próxima troca, então nunca deixe o nível abaixo da linha média entre o mínimo e máximo. Verifique o nível a cada 1000 km com o motor quente e o carro parado e desligado a pelo menos 5 minutos num piso plano e nivelado.
- Prefira trocar o óleo usando bujão de drenagem, pois aquela máquina que retira o óleo por sucção sempre deixa resíduos no cárter (fundo do motor), e isto acaba "poluindo" o óleo novo que você está colocando. Não tenha pressa, deixe o óleo escoar até que pare de pingar totalmente.
- sempre troque o anel de vedação do bujão.
- Se o seu carro tiver cárter de alumínio, verifique se o posto de troca tem torquímetro e verifique qual especificação de aperto do bujão no manual do seu carro, pois o aperto manual sem torquímetro pode trincar o cárter e você terá um gasto elevado.
- sempre troque o filtro de óleo, pois o óleo que fica no filtro velho (no Honda Fit fica 200ml) também acaba "poluindo" o óleo novo que você está colocando.
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